Um pouco da história e curiosidades de Cairu
Descobrimento e povoado
Antes do descobrimento do Brasil, a região onde fica o município de Cairu era habitada pelos índios aimorés.
Com a colonização portuguesa, na primeira metade do século 16, Francisco Romero tornou-se administrador da então Capitania de São Jorge dos Ilhéus. Ele, encantado com o clima ensolarado e agradável e a paisagem do local iniciou um povoado com a construções de pequenas casas, enfrentando até mesmo os aimorés.
A Capitania de São Jorge dos Ilhéus foi considerada vila em 1608, se tornando uma das mais importantes da colônia, sendo sede sede da ouvidoria da Capitania de Ilhéus.
O município foi criado por Carta Régia em 1608, quando foi desmembrado de Ilhéus, recebendo o nome de "Vila de Nossa Senhora do Rosário do Cairu". E, apenas em 1938 foi elevada à categoria de cidade através do Decreto-Lei Estadual.
Após se tornar cidade, foi dividida em 4 distritos: Cairu (a capital), Galeão, Gamboa (antes chamada de Gamboa do Morro) e Velha Boipeba.
Nome de Cairu
Existem três possíveis etimologias para o nome Cairu:
- Kairu do indígena local que significa "casa do sol";
- Cairu do tupi que era uma espécie de planta da região de Ilhéus;
- E também do tupi ka'iry, que significa "rio dos cais".
Construções Históricas de Cairu
O Convento de Santo Antônio, construído em 1654, é um dos primeiros do Brasil e um marco do Barroco brasileiro.
A partir dos corredores estreitos do primeiro andar do convento é possível ver o mar! Sua fachada está voltada para o local onde o mar separa as ilhas de Cairu e Boipeba. Do lado esquerdo da igreja ficam as ruínas da capela-mor da Ordem Terceira, que nunca chegou a ser construída.
Além do convento, vale também conhecer as igrejas Matriz de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora da Luz, com imagens sacras e seus altares de cedro em estilo barroco dos séculos 17 e 18.
Cairu ainda possui ruas de pedra, casarios e cais do porto com traços coloniais, e o centro histórico da cidade compreende uma área de 3,79 hectares que se estende da praça da Matriz (Praça Benjamin Constant) até o final da rua Direita próxima ao porto, e ao todo são 93 imóveis históricos, porém a maioria foi modificado no último século.
Hoje em dia...
Cairu é um dos dois municípios-arquipélago brasileiros e é formado por 26 ilhas, entre elas ilha de Tinharé (onde está Morro de São Paulo), ilha de Boipeba e ilha de Cairu (onde fica a sede). Possui no total quase 19mil habitantes, sendo ainda tranquila.
Nos passeios pelo arquipélago, como o volta à ilha, você também conhecerá as construções e a história de Cairu, uma das cidades mais antigas do Brasil.
Passear pela Bahia é também passear pela história do Brasil - e claro, curtir o paraíso!
Conheça a pousada Patuá do Morro
Veja também:
Melhores Passeios em Morro de São Paulo
Praias de Morro de São Paulo
Roteiro de 5 Dias por Morro de São Paulo
Experiências que Você precisa Ter em Morro de São Paulo
Foto da capa do artigo: TripAdvisor